Você pode começar um negócio online sem dinheiro.

por LUIZ NASCIMENTO

O melhor de iniciar um negócio online, é que é uma das opções mais acessíveis
e, na maioria das vezes, pode ser realizada em sua casa com um pequeno investimento.

Em um momento marcado por incerteza econômica significativa e com
a receita de todos afetada por medidas de contenção e queda muito grande na demanda por conta da crise do Covid-19, os pequenos empreendedores estão com a situação financeira fragilizada.

Para os jovens a situação é muito pior. Poucas oportunidades são oferecidas para quem está à procura do primeiro emprego. Sendo assim, muitos estão migrando para o empreendedorismo online como saída para driblar a crise e conseguir alguma renda.

No começo, tudo o que você realmente precisa é do seu quarto, um computador, laptop ou celular, mesa e cadeira, uma boa conexão de Internet e muita vontade de aprender.

Se você tem dúvidas a respeito do seu potencial ou não tem certeza de que
é um empreendedor, continue lendo. Vou mostrar abaixo, algumas ideias de negócio que poderá motivá-lo a seguir em frente na busca de seus sonhos.

Escritor freelancer

Com o aumento da demanda pelo marketing de conteúdo, os escritores online nunca foram tão procurados.

Para iniciar sua carreira, crie um perfil em sites freelancers populares como o 99freelas e comece a criar seu portfólio. Um site também é essencial, pois as pessoas desejam ver sua redação reunida em um só local, para que possam avaliar o seu estilo e sua personalidade.

Além de ser um bom escritor, se você realmente deseja se destacar como freelancer nessa área, precisará escrever muito rápido.

Gerente ou consultor de mídia social

Você tem habilidade com as mídias sociais? Se você escreve bem, é criativo
e gosta de ficar por dentro das últimas tendências da web, essa pode ser uma boa oportunidade.

Muitos empreendedores e pequenos empresários não entendem os meandros do uso das mídias sociais para construir uma marca e cultivar seguidores. Muitos nem sequer sabem como usar o Facebook ou Instagram.

Ao oferecer seus conhecimentos como consultor de mídia social, você pode ajudar as pequenas empresas a elaborar um plano de negócio em mídia social ou assumir o controle de suas contas sociais diretamente e publicar material para seus clientes em várias plataformas.

Web designer

Se você tem facilidade para criar sites, é criativo, tem um círculo de contatos com potencial para serem seus clientes, incluindo programadores, pessoal de
TI e comerciantes em geral, podem oferecer uma excelente fonte de negócio para jovens empreendedores.

Se você tem interesse no processo de criação de sites e habilidades com informática, mas não possui treinamento formal em web design, ainda assim, você pode entrar nesse seguimento com treinamento e um bom portfólio. Nesse setor, seu portfólio será tudo! Sendo assim, certifique-se de mostrar o seu melhor trabalho.

Existe uma demanda grande e você pode começar no seu bairro, na sua escola ou com um parente que tenha um pequeno comércio. O importante é fazer!

Designer gráfico

Da mesma forma que um web designer, se você tiver a habilidade de criar logotipos, pacotes de marcas, gráficos de mídia social, folhetos, banners e outros materiais solicitados pelas empresas e profissionais liberais, esse é um negócio que pode te dar prazer em trabalhar. Você precisará ser motivado e se aperfeiçoar na área de designer gráfico.

No início você não terá muitos clientes, convém então criar o seu portfólio
e oferecer seus serviços no comércio do seu bairro e para a sua lista de contatos.

Assistente virtual

Essa modalidade de negócio é recente e também é uma ótima maneira para você trabalhar online. Existem várias plataformas que facilitam a administração de um negócio, incluindo o Workana e o 99freelas.

Se você é organizado e pode executar tarefas com rapidez e eficiência, convém usar suas habilidades – tornar-se um assistente virtual é como se tornar um assistente pessoal. Os serviços que você pode oferecer incluem gerenciamento de projetos, redação, execução de tarefas, pesquisa e assim por diante. A lista
é grande.

Artesão

Se você é criativo, e tem a capacidade de fazer itens artesanais é só transformar seu “hobby” em um negócio.

As pessoas adoram comprar produtos artesanais, e sites como o elo7
e  QueBarato te ajudam nessa tarefa, facilitando a qualquer pessoa vender seus produtos por uma taxa bem pequena. Se você sabe tricotar, costurar, projetar gráficos, transformar madeira, fazer joias, pintar, fazer sabão, criar produtos de papel e assim por diante, talvez esteja sentado em uma oportunidade de negócio muito boa.

O que o futuro empreendedor precisa entender é que todo o talento que possui e toda habilidade que tem para os negócios não o fará alcançar o sucesso sem capacitação em gestão empresarial.

Se você conseguir pensar em outras ideias de negócios online nós adoraríamos saber. Deixe um comentário.

Luiz Nascimento é empreendedor digital. Trabalhou na área gráfica por
25 anos. Esteve à frente de vários negócios. Uns deram certo, outros nem tanto! Trabalha como criador de conteúdo e é gerente de Mídias Sociais na CapacitaMpe. Como já dizia o poeta: “A única coisa que cai do céu é chuva,
o resto é luta”.