Transformar pequenos agricultores em empreendedores

por Capacita Empreendedor Mpe

O conceito de empreendedorismo e empreendedor evoluiu de um negócio com fins lucrativos à inclusão do empreendedorismo social; de um indivíduo que organiza e opera um negócio a qualidades que definem uma pessoa de negócios bem-sucedida. Um pequeno agricultor administra um agronegócio, mas pode não exibir qualidades geralmente associadas a um bom empresário.

Um empreendedor é alguém que produz para o mercado e sempre procura oportunidades para melhorar e expandir seus negócios assumindo riscos calculados. Os pequenos agricultores, por outro lado, produzem tendo em mente suas necessidades de consumo
e preço mínimo. Apenas uma pequena parte dos pequenos agricultores experimentam novas culturas, adota tecnologias alternativas e um conjunto de práticas para tornar a sua agricultura lucrativa.

Desafios do agronegócio

A maioria dos pequenos agricultores brasileiros está no estágio de sobrevivência, apesar dos riscos relacionados de praticar agricultura e nunca enxergam o estágio de crescimento. A nova geração prefere migrar para as cidades e para meios de subsistência alternativos que atendam às suas aspirações, em vez de colocar esforços no trabalho no campo e em uma agricultura menos remunerada. Diferentemente de outras empresas, os produtores se beneficiam menos na agricultura. O governo precisa rever algumas de suas políticas e seu papel para capacitar os pequenos agricultores.

O micro agricultor possui habilidade para tocar a sua propriedade e sua produção, mas não têm iniciativa empreendedora para assumir riscos calculados para superar os desafios do agronegócio relacionados ao acesso a mercados que remunerem mais, melhores taxas de financiamento, poder de negociação e a tecnologias.

Investimento do governo

Capacitar os agricultores nas áreas de gestão, marketing e empreendedorismo do agronegócio os ajudaria a ver a agricultura mais como uma empresa lucrativa do que como último recurso. Portanto, é importante desenvolver conteúdo e metodologias relevantes de treinamento.

Os pequenos produtores rurais precisam de um sistema político adequado e de apoio para florescer e se tornarem empreendedores. Eles podem se tornar empresários de sucesso apenas se as barreiras fora de seu controle forem removidas, como aumentar
o investimento do governo nas políticas da agricultura familiar, criar uma rede de infraestrutura, apoiar leis e regulamentos, acesso a financiamento oportuno e adequado, acesso à internet e serviços de desenvolvimento de negócios.