Empreendedor, você não está sozinho.

mauricio octavio consultor do sebrae

por MAURÍCIO OCTÁVIO

No Brasil existem atualmente quase 20 milhões de Micro e Pequenas Empresas e a tendência é de aumento nos próximos anos. Caso, o crescimento projetado para a nossa economia em 2020 se confirmasse, a expectativa era o aparecimento de novas oportunidades para os empreendedores. Infelizmente a situação mudou, e milhares
de pequenas empresas foram fechadas. A esperança foi comprometida pela crise
do vírus chinês.

Dificuldade para sobreviver no mecado

Se você têm um negócio ou pretende abrir uma pequena empresa, é provável que não terá exclusividade no segmento que pretende atuar, e a sua ideia não será a única para
o seu público, ou seja, para onde você olhar haverá concorrentes diretos e indiretos.

Segundo o Sebrae, 95% das empresas não chegam vivas a 5 anos de vida por falta
de conhecimento em gestão de negócios e planejamento por parte dos empreendedores.

Com o passar dos anos, os consumidores ficaram mais exigentes. A internet deu velocidade e poder de escolha. Comprar produtos e contratar serviços ficou mais rápido,
e as formas de negociar mais dinâmicas, os pequenos empresários brigam com
os grandes por uma fatia do mercado e os canais de venda foram ampliados
com a competitividade que ficou acirrada.

Capacitação em gerenciamento de negócios

Conquistar a fidelidade dos clientes está mais difícil, com isso, as empresas estão investindo mais em verbas de publicidade, principalmente nas redes sociais, ou seja, não há lugar para empreendedores aventureiros e despreparados.

O seu  trabalho diário e sua força ajudam muito, contudo, sem conhecimento
e capacitação em gerenciamento de negócios tudo fica mais difícil. Para sobreviver
nessa guerra de mercado, só os mais fortes e preparados vencerão.

Questionário

Farei algumas perguntas simples, e caso você não saiba, ou nunca se preocupou com os temas abordados, sugiro que comece a pensar, pois são essas práticas que irão te ajudar
a inovar, a crescer, a melhorar o seu negócio:

Você conhece qual a tendência do cenário para o segmento que você atua ou pretende atuar?

Conhece ou já definiu o seu público alvo?

Já analisou os seus concorrentes?

Faz algum tipo de controle financeiro?

Já definiu os objetivos e as metas para pós crise?

Sabe quais os pontos fortes e fracos da sua empresa?

Sabe quais são as oportunidades e ameaças a sua ideia ou negócio?

Pensa em crescer?

Sabe como e quais ações deverão ser tomadas?

Quais habilidades e conhecimentos precisa obter para saber resolver as questões acima?

Após responder as perguntas, avalie o seu conhecimento sobre os assuntos abordados
e faça uma análise dos pontos que você acha que precisa se atualizar, e os que você vai ter que assistir aulas de capacitação para melhorar o desempenho do seu negócio.

São pequenas questões que farão muita diferença na hora de você tomar decisões importantes que irão impactar de modo positivo ou negativo na sua empresa.

Pense nisso e muito sucesso.

Maurício Octávio – Fundador da CapacitaMPE, professor de Marketing, consultor, palestrante, instrutor e especialista em Micro e Pequenas Empresas, além de consultor
do Sebrae.