As dificuldades de ser um jovem empreendedor.

por LUIZ NASCIMENTO

Parece fácil, mas existem algumas desvantagens.

Ser seu próprio patrão antes dos 20 anos pode parecer um sonho virando realidade. Sem chefe para responder, sem regras da empresa e sem horário para entrar ou sair. Por detrás da cortina, no entanto, existe uma realidade muito menos glamourosa que tem suas dificuldades. Esses são alguns dos principais obstáculos que enfrentam os jovens quando se iniciam na criação de empresas ou negócios como o marketing digital.

Pode ser só você e você

Trabalhar como jovem empreendedor é uma busca incrivelmente solitária. Embora ele passe parte do tempo conhecendo clientes em potencial ou interagindo remotamente com pessoas ligadas ao seu nicho de mercado, a realidade cotidiana geralmente envolve ele, ele e seu computador ou celular. Embora trabalhar sozinho dê muita liberdade, ele perde as vantagens sociais que um ambiente de trabalho em equipe proporcionaria. O jovem empreendedor não pode tomar aquela cerveja com a turma do trabalho na sexta-feira após o expediente.

Ele vai precisar ser insanamente motivado

Todo mundo tem aqueles dias em que o alarme dispara e tudo o que você quer fazer é adiar e ficar na cama. Para a maioria das pessoas, a realidade de um dia de trabalho de 10 horas, ter um chefe para responder e a perspectiva de ser demitido a qualquer momento significa que essa não é uma opção. Como empreendedor, no entanto, você precisa descobrir essa motivação interna, que em alguns dias pode ser uma luta. Além de se motivar a levantar e estruturar seu próprio dia de trabalho, também terá que estabelecer seus próprios prazos. Se ele não cumprir um prazo, a única pessoa a quem deve responder é a ele mesmo. Embora em certa medida isso seja motivação suficiente (por conta do que ele terá a perder se não realizar essa tarefa), é preciso um nível totalmente novo de organização e força de vontade.

Esse jovem provavelmente não terá dinheiro

Para a maioria dos jovens empreendedores, os primeiros anos envolvem muito investimento. Suas economias não são um suprimento infinito e precisarão de atenção redobrada para gastos desnecessários. Embora a flexibilidade financeira e a liberdade do empreendedorismo sejam uma de suas vantagens a longo prazo, quando você está começando pela primeira vez, a falta de estabilidade pode ser um desafio real. A capacitação em gestão de negócios é um investimento imprescindível. Quanto mais preparado ele estiver, melhores serão as chances de ter sucesso com seu negócio.

Apesar dos desafios.

A liberdade e a satisfação de receber ao trabalhar para si mesmo, compensarão plenamente os desafios que enfrentará pelo caminho.

Se você é um desses jovens visionários e está pensando em montar seu próprio negócio, seja uma empresa física ou trabalhar com marketing digital, no entanto, é importante saber o que você vai enfrentar.

Não será fácil, e definitivamente não será fácil, mas se você acha que tem a força e a determinação necessárias para chegar ao topo, valerá a pena o risco.

Luiz Nascimento é empreendedor digital. Trabalhou na área gráfica por 25 anos. Esteve à frente de vários negócios. Uns deram certo, outros nem tanto! Trabalha como criador de conteúdo e é gerente de Mídias Sociais na CapacitaMpe. Como já dizia o poeta: “A única coisa que cai do céu é chuva, o resto é luta”.