Abrir um negócio não te dá exclusividade

Empresária recebendo instruções de gerente no escritório com computador na mesa.

No Brasil existem atualmente quase 20 milhões de Micro e Pequenas Empresas e com a tendência de aumento nos próximos anos. Se o crescimento da nossa economia se confirmasse para 2020 e não tivesse o baque por conta da crise de saúde, a expectativa seria o aparecimento de novas oportunidades para quem deseja-se empreender. Mas o cenário poderia ter sido pior.

O que eu quero dizer com isso?

Se você já têm o seu empreendimento ou pretende abrir uma startup, uma pequena empresa ou negócio, saiba que possivelmente não terá exclusividade no seu segmento de atuação, e nem que a sua ideia será a única na geração de valor para o seu público, ou seja, para onde você olhar haverá concorrentes diretos e indiretos.

Com o objetivo de alertá-lo, saiba que segundo o Sebrae, 95% das empresas não chegam vivas a 5 anos por falta de conhecimento em gestão e planejamento por parte de seus donos. Sem contar que muitos empresários poderiam crescer e melhorar seu faturamento se descem o braço a torcer e buscassem mais capacitação. As pessoas são imediatistas e não perder tempo com treinamento.

Fidelidade dos consumidores

Ao longo dos anos os consumidores se tornaram mais exigentes, a internet deu poder de escolha mais rápida, as maneiras de se negociar mudaram, os pequenos brigam com os grandes, os canais de venda foram ampliados e a competitividade aumentou muito.

Manter, crescer, conquistar clientes, estabelecer contato e ganhar a fidelidade dos consumidores está cada vez mais difícil, quase impossível, por isso, as empresas estão investindo muito em Marketing, ou seja, não há lugar para empreendedores amadores e despreparados.

Só os mais fortes, os mais capacitados e os mais preparados vão sobreviver nessa competição gigantesca do mercado.

A tendência do cenário para seu segmento

Trabalhar ajuda muito, contudo, na era da informação, o conhecimento em gestão é fundamental.

Farei umas perguntas simples e caso você não saiba e ou nunca se preocupou com o que verá abaixo, sugiro que comece a pensar, pois são essas práticas que irão de ajudar a inovar, a crescer, a melhorar seu negócio ou vai acabar com o seu sonho.

Você conhece qual a tendência do cenário para o segmento que você atua ou pretende atuar? Conhece ou já definiu o seu público alvo? Já analisou os seus concorrentes? Faz algum tipo de controle financeiro? Já definiu os objetivos e as metas para o fim de 2020 e para o próximo ano? Sabe quais os pontos fortes e fracos da sua empresa? Sabe quais são as oportunidades e ameaças a sua ideia ou negócio? Pensa em crescer? Sabe como e quais ações deverão ser tomadas? Quais habilidades e conhecimentos precisa obter para saber resolver as questões acima?

Então, são pequenas perguntas que fazem uma diferença enorme na hora de tomar decisões e definir o sucesso ou fracasso do seu empreendimento.

Pense nisso e tenha sucesso.

Maurício Octávio – Fundador da CapacitaMPE, professor de Marketing, consultor, palestrante, instrutor e especialista em Micro e Pequenas Empresas, além de consultor do Sebrae.