A importância da tomada de decisões nos negócios

Jovens empresários no escritório discutindo a tomada de decisões na empresa

Os empreendedores precisam tomar uma infinidade de decisões. Desde saber se o estoque do cafezinho na recepção está garantido, ou para reduzir os custos durante um período de inatividade como que esse que estamos vivendo por conta das medidas de contenção sanitárias. Todas requerem um cuidadoso planejamento. É essencial que essas decisões, independentemente da sua escala de importância, sejam tomadas com as melhores intenções e os melhores interesses para a empresa.

A vida útil dos negócios depende disso

Tomar decisões rápidas pode fazer crescer ou quebrar uma empresa. Mudar as práticas por capricho ou porque um proprietário está de mau humorado pode ter consequências irreversíveis. Todas as decisões devem ser cuidadosamente consideradas e, de preferência, devem receber contribuições de várias outras pessoas. O proprietário tem a palavra final, mas outras vozes devem ser trazidas à mesa para que todos os lados de uma questão possam ser considerados.

É preciso uma equipe

Uma empresa é tão boa quanto seu membro mais fraco; portanto, reunir um grupo forte é fundamental para a capacidade da empresa de tomar boas decisões, o que leva ao sucesso. Todos os membros precisam estar na mesma sintonia, quanto ao que constitui a missão e os objetivos do negócio. Depois que todos conhecem a missão, decidir como atingir seus objetivos se torna mais fácil. Se você valoriza uma pessoa o suficiente para colocá-la na equipe, deve valorizar a opinião dessa pessoa, mesmo que ela não concorde com a sua.

Consulte alguém com mais experiência

Se você não se sentir seguro o suficiente em suas habilidades ou nas habilidades de sua equipe para tomar uma decisão difícil, não há nada de errado em obter ajuda de alguém de fora da empresa. Por exemplo, uma pequena empresa de chinelos pode consultar um advogado para examinar um novo contrato ou um dono de armarinho pode contratar um contador para ajudar nas demonstrações financeiras da sua lojinha. Ninguém é especialista em tudo, e uma boa tomada de decisão inclui saber quando procurar assistência adicional.

Não tenha medo de voltar atrás

Às vezes, uma decisão tomada precisa ser revisada. Uma mudança de rumo ideal tomada em março pode não ser tão eficaz em setembro. Avaliar decisões anteriores e optar por modificar ou reverter essa decisão é aceitável. Embora decisões permanentes a longo prazo sejam tipicamente o objetivo, às vezes você precisa pensar em curto prazo e revisar o problema mais tarde.

Capacitação é importante

Nem toda decisão é fácil de ser tomada. Em alguns casos, você também deve observar o nível de conhecimento que você tem sobre a situação. É aqui que entra em jogo a capacitação em Gestão de Negócios. Na CapacitaMpe vamos poder ajudar o pequeno empreendedor a ver todos os lados do problema, o que vai aumentar as chances de tomar uma decisão que seja melhor para sua empresa ou negócio.

1 comentário em “A importância da tomada de decisões nos negócios”

  1. Pingback: Você não está sozinho! - Capacita Empreendedor MPE

Não é possível comentar.