A hora é agora.

por LUIZ NASCIMENTO

Iniciar um novo negócio é emocionante, mas também assustador. Em alguns dias as coisas vão bem, em outros parece que tudo acabou e você está preso em uma espiral de desejos e medos infindáveis.

Quer sair dessa situação? Considere ter um negócio próprio com planejamento. “Mas como planejar vai me ajudar?”

Empreendedor, não pense apenas em planejar. Pense em ser prudente, economizar dinheiro e se capacitar. Estou falando de uma maneira diferente de administrar seu negócio.

Ser um pequeno empresário envolve um compromisso inicial de fazer o que é necessário para criar ou alterar os princípios básicos do seu negócio, o que se resume em trabalhar de maneira inteligente, manter a simplicidade e economizar dinheiro. É também um compromisso contínuo de usar algumas ferramentas que empreendedores bem sucedidos usam para tornar seu negócio mais lucrativo e seguro.

Nós temos algumas técnicas para compartilhar com você. Elas lhe darão um impulso inicial em seu negócio e irão prepará-lo melhor, à medida que seguimos em frente.

Comece como puder, mas seja organizado.

Comece do jeito que você pode, mas com bons hábitos. É muito difícil mudar quando já se tem um costume, uma prática, então, é mais fácil estabelecer bons hábitos desde o começo.

No início, pense em como deseja fazer as coisas para tornar seu negócio um sucesso. Então, siga em frente!

É mais fácil iniciar com dificuldades e aliviar a carga mais tarde do que começar com facilidades e ter que mudar as regras no meio da jornada.

Defina prioridades para seus gastos. Crie uma lista de itens obrigatórios e outra com os mais fáceis, vá até os itens obrigatórios conforme o capital que você dispõe. No início é melhor que o preço do seu produto ou serviço seja mais alto. Não é bom começar um negócio com o preço muito baixo.

Você não precisa ter regras.

Os empreendedores têm medo de perder uma venda se o preço do que oferece for alto, mas, quando se cria a percepção de valor e se ele estiver dentro da faixa de preço que outros estão praticando, você não precisará trabalhar muito para fazer os ajustes necessários. É sempre mais fácil baixar os preços de um produto do que aumentá-los.

Se você já tem um pequeno negócio e tem muitos maus hábitos, vai levar algum tempo, mas você pode substituir por outros melhores. Vale a pena o esforço para seguir até onde você quer chegar.

Dê atenção à maneira como deseja fazer negócios. Você não precisa ter regras, apenas maneiras de trabalhar e fazer as coisas; no meu caso, chamo isso de “rota para o sucesso”.

Na primeira vez que aparecer algo que pode ser um problema, se não for enfrentado de maneira eficaz, pare e decida como deverá ser solucionado a cada vez que aparecer.

Rota para o sucesso.

Normas práticas são princípios orientadores baseados na experiência. ‘Rotas para o sucesso’ são maneiras de se fazer algo.

Uma das coisas mais benéficas que você pode fazer no seu negócio é encontrar e anotar maneiras diferentes para lidar com rotinas de como fazer as tarefas.

Normas são importantes para um modelo de negócio. Nós costumamos esquecer as coisas. A prática ajuda a lembrar. Se você executar determinada tarefa de certa maneira uma vez e ela funcionar, anote-a. Você pode dizer: “vou lembrar mais tarde”, mas, muitas vezes, você vai esquecer, porque pode estar ocupado com tantas outras obrigações.

A prática economiza tempo e faz o seu negócio escalar.

Encontrar uma maneira eficiente de executar uma tarefa específica e escrever as etapas economiza tempo. “E tempo é dinheiro”.

Escalar, significa que, à medida que sua empresa cresce, você pode lidar com o aumento do volume de pedidos, clientes e carga de trabalho com tranquilidade.

Para cada rotina no negócio exigirá um processo e qualquer funcionário ou familiar que trabalhe com você deve ser treinado para sugerir maneiras práticas para o trabalho que eles realizam. Falamos das principais partes da rotina deles, mas também de processos que ocorrem com frequência na sua rotina.

Escreva enquanto trabalha.

Encontre uma maneira de fazer anotações enquanto trabalha. Eu, por exemplo, passo o dia todo no computador escrevendo, criando sites e anúncios, entre uma infinidade de outras tarefas, então eu uso as “Notas autoadesivas” do Windows. Nesse momento estou aprendendo a usar o Trello que é um sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas que segue o método “kanban”. Ele permite a criação de diversos quadros, nos quais podemos criar quantas colunas quisermos. Dentro de cada coluna é possível adicionar um ou mais “cards” (que são as tarefas propriamente ditas), contendo o conteúdo que o usuário desejar.

Se você não estiver no escritório, poderá usar o gravador de voz do seu telefone celular para registrar seu pensamento. Depois, transfira essas gravações de voz para uma planilha.

Modelos e normas estão sempre em movimento.

Se você estiver trabalhando em um problema e encontrar uma solução melhor de resolvê-lo, ou se seu funcionário ou familiar tiver uma nova ideia para usar naquela rotina, mude-a.

As empresas mudam, as profissões mudam, tudo muda o tempo todo. Começar seu negócio com planejamento evitará os custos de tempo e dinheiro e vai contribuir para o seu sucesso.

___________________________________________________________________________________________

Esse texto faz parte do livro: “Seis Maneiras de iniciar seu negócio com segurança, simplicidade e gastando pouco.” que você encontra no link:
https://www.toolsmidiadigital.com.br/cartflows_step/e-book-6-maneiras-de-iniciar-um-negocio/

Você gostou desse texto? Nós adoraríamos saber. Deixe um comentário. Compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais.

Luiz Nascimento, atuou na área gráfica por mais de 25 anos. Esteve à frente de vários negócios durante sua carreira. Uns deram certo, outros nem tanto! É propiretário da Tools Mídia Digital e da Capacita Empreendedor MPE. Trabalha como criador de conteúdo e é consultor de Mídias na CapacitaMpe.