Criatividade e empreendedorismo andam juntos

por Capacita Empreendedor Mpe

A maioria das pessoas não enxergam que criatividade e empreendedorismo andam de mãos dadas. Muitos veem os empreendedores como aqueles que buscam uma saída milionária com uma tacada de mestre. Da mesma forma, a meu ver, a criatividade é uma ferramenta essencial para qualquer empresário.

Então, ser criativo não se trata apenas de ter ideias. É ter a capacidade de se adaptar a um novo contexto, navegar por períodos de incertezas e encontrar soluções à medida que os problemas aparecem.

As paisagens mudam o tempo todo e os negócios precisam evoluir. Por exemplo, pode ser que sua marca não esteja se comunicando e passando as emoções certas, além disso, o empreendedor precisa fazer ajustes e encontrar novas maneiras para garantir essa comunicação com seus clientes.

O sucesso do seu negócio está baseado na sua capacidade de evoluir.

A criatividade é a chave para produzir novas ideias e processos. Muitas vezes,
os empreendedores são pegos pelo sucesso de sua ideia inicial e acham isso tão bacana que deixam de ser criativos.

Os empreendedores que realmente prosperam e têm sucesso são aqueles que podem usar sua criatividade continuamente – aqueles que podem criar para escalar a empresa
ou sobreviver a um concorrente.

A primeira ideia que você tem geralmente é apenas uma passagem para outra ideia.
Em uma pequena empresa, as coisas mudam o tempo todo. Então, adaptar-se às circunstâncias e passar para a próxima ideia é apenas parte do negócio.

Hoje temos pouco tempo para pensar. As mudanças no mercado são rápidas
e o empreendedor precisa saber reagir com rapidez. É preciso abusar da sua criatividade para enfrentar os desafios quando eles aparecerem. E vão aparecer!

Empreendedores criativos tem ideias inesperadas.

Se todos os empresários estiverem produzindo algo do mesmo jeito, o pensamento convencional os levará ao mesmo processo. Assim sendo, o empreendedor tem que pensar com criatividade e desafiar constantemente os procedimentos padrões se quiser que seu negócio tenha sucesso, por exemplo.

Steve Jobs mudou a forma como pensamos sobre os telefones celulares. Antes do iPhone, todos tinhamos uma imagem mental parecida. Da mesma maneira, você sabia a aparência de um telefone e o que ele fazia. Então a Apple apareceu e mudou esse conceito para sempre.

Portanto, é desse tipo de criatividade que estou falando. Por outro lado, acho que a maioria dos empreendedores são criativos de berço. Eles são curiosos sobre como as coisas são feitas e o que podem fazer para melhorar o processo.

Criatividade significa expandir seu potencial
e nunca se acomodar.

Muitos empreendedores acabam ficando um pouco à vontade demais com seus negócios. Eles se acomodam com a rotina diária. E isso é perigoso. Além disso, só porque sua empresa está indo bem, não significa que não possa melhorarÀs vezes, ficar sentado permite que um concorrente inove e tire você do mercado com uma solução mais criativa.

Meu conselho? Nunca se acomode. Mesmo se você estiver feliz com seu negócio. Acima de tudo, sempre pense em como você pode melhorar seu processo, seu produto, seus conhecimentos. Mantenha seus olhos e ouvidos abertos para novas ideias, novas maneiras de administrar seu negócio e estude mais.

Se você é criativo com um problema, você se torna imbatível.

A criatividade não é apenas um lampejo de inspiração. É uma vantagem e, às vezes,
irá falhar até mesmo para os designers, artistas ou escritores mais criativos. Enquanto isso, a solução é continuar trabalhando no problema – até acertar.

Às vezes, pode levar apenas algumas tentativas. Outras vezes, serão necessários dias
de luta. O mais importante é você não desanimar. Se você sabe que pode fazer melhor, precisa continuar trabalhando. Mesmo que isso signifique refazer uma logomarca de 15 a 20 vezes ou passar dias decidindo a combinação certa de cores para a marca de um cliente.

Empreendedores que são flexíveis sobre seu negócio, que estão abertos a mudanças – esses são os que terão sucesso. Ou seja, poder se adaptar e trabalhar de forma criativa para encontrar seu espaço e continuar melhorando é essencial para qualquer empresário.

Pense nisso:

O sucesso como um negócio exige que você mostre às pessoas que você é diferente
de seus concorrentes de alguma forma. Você precisa se destacar!

Quer saber mais sobre empreendedorismo? Siga o nosso blog e veja as outras matérias.